sábado, 3 de maio de 2008

SÃO FRANCISCO DE ASSIS-EM TROVAS.

ORAÇÃO DE

SÃO FRANCISCO DE ASSIS-EM TROVAS.

1-Faze-me agente, Senhor,

de Vossa radiosa Paz!

Permiti que eu leve Amor,

onde o ódio esteja a mais...

2-Por onde estiver a Ofensa,

que eu leve sempre o Perdão...

Onde houver Discórdia, intensa,

que eu sempre faça a União.

3-Onde a dúvida existir

que eu possa levar a Fé,

e onde o erro persistir,

toda a Verdade da Sé.

4-Ó Mestre-Amor singular,

concedei seja meu fado,

consolo a todos levar,

mais do que ser consolado.

5-E que eu possa Compreender,

mais do que ser compreendido.

Possa AMAR, com todo o Ser,

muito mais que ser Querido.

6-Pois, dando é que se recebe,

ao irmão necessitado,

perdoando é que se percebe,

que também se é perdoado.

7-Dai-me Senhor, a Esperança,

pela maneira mais terna,

pois morrendo é que se alcança

a glória da Vida eterna...

(Autor desconhecido)

***************************

CURIOSIDADES

1- SÃO FRANCISCO DE ASSIS nascido FRANCESCO BERNARDONE, (Assis, 26 de setembro de 1181-3 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente: as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

------------------------------------------------

2-Devia ser aquele o ano de 1209. Certo dia, Francisco escutou, durante a missa, a leitura do Evangelho: tratava-se da passagem em que Cristo instruía seus Apóstolos sobre o modo de ir pelo mundo, "sem túnicas, sem bastão, sem sandálias, sem provisões, sem dinheiro no bolso ..." (Lc 9,3). Tais palavras encontraram eco em seu coração e foram para ele como intensa luz. E exclamou, cheio de alegria: "É isso precisamente o que eu quero! É isso que desejo de todo o coração!"

------------------------------------------------

3- ASSIS (em italiano Assisi e em latim Asisium) é uma cidade (e comuna italiana) e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 24.443 habitantes. É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), que aí fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas.

4- "CARTA AOS GOVERNANTES DOS POVOS"

São Francisco escreveu:

A todos os podestás, cônsules, juizes e regentes no mundo inteiro, e a todos quantos receberem esta carta, Frei Francisco, mísero e pequenino servo no Senhor, deseja saúde e paz.

Considerai e vede que "se aproxima o dia da morte"(Gn 47,29). Peço-vos, pois, com todo o respeito de que sou capaz que, no meio dos cuidados e solicitudes que tendes neste século, não esqueçais o Senhor nem vos afasteis dos seus mandamentos. Pois todos aqueles que o deixam cair no esquecimento e "se afastam dos seus mandamentos" são amaldiçoados (Sl 118,21) e serão por Ele "entregues ao esquecimento" (Ez 33,13).

E quando chegar o dia da morte, "tudo o que entendiam possuir ser-lhe-á tirado" (Lc 8,18). E quanto mais sábios e poderosos houverem sido neste mundo, tanto maiopulta "tormentos padecerão no inferno" (Sb 6,7).

Por isso aconselho-vos encarecidamente, meus senhores, que deixeis de lado todos os cuidados e solicitudes e recebais com amor o santíssimo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ocasião de sua santa memória. Diante do povo que vos foi confiado, prestai ao Senhor este testemunho público de veneração: todas as tardes mandai proclamar por um pregoeiro, ou anunciai por algum sinal, que todo povo deverá render graças e louvores ao Senhor Deus Todo-Poderoso.

E se não o fizerdes, sabei que havei de dar conta perante vosso Senhor Jesus Cristo no dia do juízo.

Os que levarem consigo este escrito e o observarem saibam que serão abençoados por Deus nosso Senhor.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

______________________________________

5- São Francisco é respeitado por várias religiões pela sua MENSAGEM DE PAZ. Ficou famosa a oração atribuída a ele que começa com os dizeres "Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz...". Embora não haja certeza de sua autoria, ela reflete mais que qualquer outra os ensinamentos e a vida desse grande homem, reconhecido como santo no mundo todo e adotado como patrono da ecologia e da paz.

______________________________________

6- Em toda sua vida religiosa espalhou o amor universal, a caridade, a paz e a humildade, levando felicidade a muitas almas. Inúmeras vezes, no fim da sua vida, doente estigmatizado e quase cego visitava cidades e aldeias pregando as verdades evangélicas, para atender os pobres, os leprosos e necessitados, com seu coração cheio de santas consolações pedindo a paz, jamais dando por terminada sua missão terrena e desejando ainda servir a Deus.

______________________________________

LEGISLAÇÃO VIGENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos;

III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;

V - igualdade entre os Estados;

VI - defesa da paz;

VII - solução pacífica dos conflitos;

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

X - concessão de asilo político.

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Nenhum comentário: