sábado, 3 de maio de 2008

TEORIA SOCIAL E A CONTEMPORANEIDADE

PENSAMENTOS SOBRE A

TEORIA SOCIAL E A CONTEMPORANEIDADE

“Ser radical é tomar as coisas na raiz. Mas, para o homem, a raiz é o próprio homem”.

KARL Heinrich MARX (1818-1883)

Idéias notáveis do alemão economista, filósofo e um dos fundadores da sociologia: “Modo de produção, mais-valia, acumulação primitiva, materialismo histórico, luta de classes, materialismo dialético.”

_____________________________________

“Mas, se a divisão do trabalho produz a solidariedade não é apenas porque ela faz de cada indivíduo um “trocador”, como dizem os economistas, é porque ela cria entre os homens todo o sistema de direitos e deveres que ligam uns aos outros de maneira duradoura”.

ÉMILE DURKHEIM (1858-1917, França)

É considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Mafuso que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão social do trabalho (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou também a revista L'Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

_____________________________________

“(...) Pois nada é digno do homem como homem, a menos que ele possa empenhar-se na sua realização com dedicação apaixonada(...) Cientificamente, a idéia de um diletante pode ter a mesma influência, ou ainda maior, para a ciência que a idéia de um especialista. Muitas de nossas melhores hipóteses e visões são devidas, precisamente, a diletantes. O diletante difere do perito(...) apenas porque lhe falta um processo de trabalho firme e digno de confiança(...)

Entusiasmo e Trabalho, e acima de tudo ambos em conjunto, é que criam a idéia... No campo da ciência, somente quem se dedica exclusivamente ao trabalho ao seu alcance tem “personalidade”. E isso é válido não só para o campo da ciência, não conhecemos nenhum grande artista que tenha feito qualquer coisa que não fosse servir à sua obra, e apenas a ela”.

MAX WEBER (1864-1920,Alemanha)

(Maximillian Carl Emil Weber)

Weber, um dos fundadores da sociologia, sistematiza sua metodologia sociológica partindo da perspectiva de que o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado. Essa visão de Weber é de uma certa forma, compartilhada por aqueles que se encontram num mesmo contexto histórico: já que Weber é tido como o grande sistematizador da Sociologia na Alemanha. Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o apreendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.Uma das principais características do “tipo ideal” é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão. Para Weber portanto, o historiador, ou o sociólogo, jamais trabalha com a totalidade dos fatos históricos, mas sim com dados esparsos e fragmentários. Propondo para essa análise o método compreensivo, isto é, um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Neste âmbito, o “tipo ideal” surge como forma de compreender a realidade, mas sem de fato corresponder à ela, já que a realidade não seria possível de ser alcançada. Portanto, o Historicismo, como outras escolas filosóficas germânicas, propunham um contexto ao que Weber, para elaborar o tipo ideal como instrumento de seu método, preconizava a preocupação com o estudo das evidências particulares e compreensão das mesmas, em oposição à generalização e comparação presentes em Comte e Durkheim.

_________________________________

Nenhum comentário: