sábado, 12 de julho de 2008

CRONOLOGIA DO TEMPO, DA VIDA E DAS OBRAS DE NICOLAU MAQUIAVEL

CRONOLOGIA
DO TEMPO, DA VIDA E
DAS OBRAS DE NICOLAU MAQUIAVEL

1469.Nasce no dia 3 de maio, em Florença, Nicolau Maquiavel, filho de Bernardo e Bartolomea. Terceiro de quatro Filhos, veio
ao mundo no mesmo ano em que morre Pedro de Medici, sucedido por seu filho Lourenço, o magnífico.

1476.Aos sete anos, inicia o estudo da matemática e do latim.

1477.Aos oito, começa a estudar na escola de Battista de Poppi.

1478.Conjura dos Pazzi: morre Juliano, irmão de Lourenço.

1481.Aos doze anos,começa a estudar com o latinista Paolo de Ronciglione.

1490.Savonarola, que já tinha pregado em Florença de 1482 a 1487, volta à cidade e retoma suas prédicas.

1492.Morre Lourenço, sucedido pelo filho Pedro (1471-1503). Morre o papa Inocêncio VIII, sucedido por Alexandre VI, da família Bórgia.

1494.Carlos VIII, rei da França, invade a Itália e entra em Florença. Pedro de Medici, acusado de ter cedido às suas exigências, é expulso da cidade pelos florentinos, que proclamam a república. Aumenta a influência de Savonarola.

1497.Aos 28 anos, Nicolau Maquiavel viaja para Roma, com uma recomendação para o cardeal Piccolomini (futuro Pio III).

1498.Aos 29 anos, se apresenta em vão como candidato ao cargo de secretário da segunda chancelaria do governo de Florença, responsável pelos assuntos internos e extraordinários, inclusive os relacionados à guerra. Para a função, é nomeado um candidato de Savonarola. Nesse mesmo ano, Savonarola é processado, condenado e morto. Segue-se um expurgo do governo, e Nicolau Maquiavel volta a candidatar-se à segunda chancelaria, desta vez com êxito. Logo em seguida torna-se secretário dos Dieci di Balia, conselho incumbido de superintender as relações de Florença com outros Estados, exercendo várias posições diplomáticas, uma das quais origina o Discorso fatto al magistrato dei Dieci sopra lê cose di Pisa.

1500.Missão diplomática na França, com Francisco della Casa.

1501.Aos 32 anos, casa-se com Marietta de Luigi Corsim; esse conúbio dar-lhe-á seis filhos. Mas Nicolau Maquiavel parece ter dedicado pouca atenção à família (foi amante, durante muitos anos, da cantora Barbara Salutari).

1502.Missão em Pistóia: Ragguaglio delle cose fatte dalla repubblica fiorentina perquietare le parti di Pistola, e De rebus pistoriensibus.

1503.Testemunha os crimes cometidos por César Bórgia, o Duca Valerilino, em Senigália, e escreve a Descrizione del modo tenuto dal Duca Valentino nello ammazzare VitellozzoVitelli,Oliverotto da Fermo, il signor Pagolo e il duca de Gravina Orsini. Escreve também Parole da dirle sopra l aprovisione del denaio e Del modo di trttare i popolí della Valdichiana ribellati. Morre o papa Alexandre VI (pai de César Bórgia), sucedido por Pio III. Missão em Roma.

1504.Missão na França. Escreve Decennale Primo.Missões em Mântua e Siena.

1506.Acompanha como observador a expedição de Júlio II contra Perúgia e Bolonha. Escreve Ghiribizzi scripti in Perugia al Soderino e Discorso dell’ordinare lo stato di Firenze alle armi.

1507.Missão no Tirol.

1508.De volta a Florença, escreve Rapporto delle cose della Magna, texto que reescreveu em 1509 e em 1512.

1509.Missão em Piombino. Os venezianos são derrotados pela liga de Cambrai. Nicolau Maquiavel adverte contra o perigo representado pelo expansionismo do Estado pontifício. É dessa época (entre 1509 e 1514) o Decennale Secondo. Missão em Verona.

1510.Nicolau Maquiavel atua como mediador entre o papa e o rei da França. Escreve Ritratto delle cose di Francia.

1511.Agrava-se o conflito entre o papa e o rei da França, que convoca um concílio de cardeais filo-franceses para depor Júlio II sob a acusação de simonia. Este proclama a Santa Liga contra A França (incluindo Veneza e a Espanha) e Nicolau Maquiavel é enviado em missão para a França, Milão e Pisa.

1512.Batalha de Ravena: os franceses vencem as tropas pontifícias. Florença é ameaçada pelas forças da Santa Liga. Cai o governo republicano da cidade, e os Medici voltam ao poder. Nicolau Maquiavel é exonerado das funções que exerce, multado e proibido de entrar no palácio do governo durante um ano.

1513.Aos 44 anos, é preso e torturado sob suspeita de participar de uma conjura contra os Medici; reconhecida sua inocência, é liberado e se retira para Sant’Andrea in Percussina, onde passa a residir, na vila L’Albergaccio. Nesse ano morre Júlio II, sucedido por Leão X, da família Medici.

1515.Aos 46 anos, apresenta II Príncipe a Lourenço II, que o acolhe com frieza.

1516.À margem da vida política e governamental, Niccolò Machiavelli continua a se dedicar à atividade literária. Começa a escrever L’Asino.

1517.Termina a redação dos Discorso sopra la prima deca di Tito Lívio,iniciada em 1513 e interrompida pelo preparo de II Príncipe.

1518.Commedia di Callimaco e di Lucrezia (Mandragola) e Belfagor arcidiavolo (II demônio che prese moglie), bem como Discorso o dialogo intorno allá nostra língua.

1519.Morre Lourenço II, o que possibilita o retorno de Niccolò Machiavelli à vida política. O cardeal Júlio de Medici, voltando ao governo de Florença, pede sugestões sobre a organização política do Estado, e Nicolau Maquiavel escreve Discursus florentinarum rerum Post mortem iunioris LaurentiiMedices.Nesse ano, ele começa a escrever o Dell’arte della guerra, concluída no ano seguinte.

1520.Missão de Luca. Escreve Vita di Castruccio Castracani e Sonimario delle cose della città di Lucca.A universidade de Florença incumbe Nicolau Maquiavel de escrever a história da cidade, trabalho que o ocupará durante cinco anos (e especialmente em 1523-24), mas que ficará incompleto: Istorie fiorentine.

1521.Frustrada a sua tentativa de aproveitamento pleno na vida política de Florença, retorna ao retiro de Sant’Andrea. Cresce, contudo seu prestígio como homem de letras e autor teatral.

1522.Morre Leão X, sucedido por Adriano VI.

1523.Morre Adriano VI, sucedido por Clemente VII (Júlio de Medici).

1524.O cardeal Ippolito de Medici, filho natural de Juliano de Nemours, é feito Senhor de Florença.

1525.Aos 56 anos, Nicolau Maquiavel escreve uma segunda comédia. Viaja a Roma para oferecer as Istorie fiorentine a Clemente VII. Reabilitado pelo governo de Florença, é enviado em missão a Veneza.

1526.Liga de Cognac (o papa, a França, Veneza e Milão) contra Carlos V. Missões em Roma e em Urbino.

1527.Tropas de Carlos V saqueiam Roma. Restauração da república em florença. Nicolau Maquiavel, que tinha viajado a Civitavecchia, retorna à sua cidade mas é recebido com hostilidade devido à colaboração que havia prestado aos Medici e às interpretações facciosas de II Príncipe, agora bastante conhecido. No dia 21 de junho, Nicolau Maquiavel morre aos 58 anos, na pobreza e alijado no poder. Maquiavel foi sepultado no cemitério de Santa Croce no dia seguinte.
Texto extraído do livro A Arte da Guerra. Editora Martin Claret. São Paulo.

Nenhum comentário: