sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

2312- DIA MUNDIAL DA MENTIRA-FOLCLORE Acróstico-informativo: Por Sílvia Araújo Motta

2312- DIA MUNDIAL DA MENTIRA-FOLCLORE

Acróstico-informativo:
Por Sílvia Araújo Motta

D-Desde 1564, quando Carlos IV
I-Instituiu o “Ordonnance” pelo
A-Anúncio de “Roussillon Dauphine”
-
M-Mentira, passou a ter seu “dia”
U-Uma alteração no calendário
N-Na França, determinou que primeiro
D-De janeiro, marcaria o início do ano...
I-Indicado e aceito por países da Europa...
A-Algumas “Plainsanteries” francesa
L-Logo, vieram confundir o mundo...
-
D-Diversas mensagens desmentiam:
A-Assinalavam “burrice” no conteúdo.
-
M-Mandavam “convites de casamento”
E-E o pior: sem consentimento dos noivos...
N-Na hora da festa, havia grande lamento!
T-Tantas “notas de falecimento” mentirosas!
I-Inúmeros “Trotes” telefônicos, não são
R-Raros, até os dias de hoje...famosos!
A-Atenção pessoal, com as pegadinhas!
-
F-Fazer esta reflexão é muito importante:
O-O cuidado ligado à mentira folclórica
L-Leva, apenas, à brincadeira “saudável”
C-Com intenção de despertar o HUMOR:
L-Lembre-se de que, até na brincadeira,
O- O RESPEITO é base de honestidade,
R-Relacionamento Humano, no mundo,
E-Exige NÃO PREJUDICAR ninguém.
-
ORIGEM:
De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro e não mais em 25 de março de 1564.
Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos.
---***---

MENTIRAS NO MUNDO:

1-Na França, MENTIRA é “Poisson d’avril” , na nos países de língua inglesa é Fool´s Day,
na Itália esse dia é conhecido como “Pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril.

2-No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi PERNAMBUCO, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte.

3- “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o FALECIMENTO de D. PEDRO, fato que não havia acontecido.

4-Em 1940, Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, com desenho animado, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. AS AVENTURAS DE PINÓQUIO foi escrito pelo italiano Carlo Collodi e publicada em 1883.

5-Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem o MENINO MALUQUINHO. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

6-A REVISTA ISTO É, de São Paulo, nº 11 1488, edição de 8 de abril de 1998: "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. 0 anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo; foi desmentido.

7- A RÁDIO MEDI, DE TÂNGER, NO MARROCOS, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima;foi desmentido.

8- A minúscula república russa DJORTOSTÃO declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times; foi desmentido.

9- DIEGO MARADONA, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas; foi desmentido.

10-Ao deixar o Senegal, o presidente americano BILL CLINTON seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana." Foi desmentido.

11-Noticiando o falecimento de MAURÍCIO FRUET, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, a revista Isto é, São Paulo, nº 1510, edição de 9 de setembro de 1998, informou que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela Câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador coberto Requião no dia 1º de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passara m toda a madrugada no Palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da, Mentira." Tudo desmentido!

12-Mentira que atravessou os séculos: o APÓSTOLO PEDRO, antes do galo cantar, faltou à verdade três vezes , negou que conhecesse JESUS.

13- Em 1º de abril de 1977, o jornal britânico THE GUARDIAN é protagonista do mais bem elaborado trabalho de enganação: saiu com um suplemento de sete páginas sobre a REPÚBLICA DE SAN SERRIFFE, um arquipélago localizado no oceano Índico. O caderno contava, em detalhes, os dez anos da independência do país, “motivo” para a publicação do caderno, além de tocar em aspectos como a história do seu descobrimento pelos portugueses, a colonização dos ingleses, a população nativa (os flongs), a economia baseada no petróleo e as belezas naturais e pontos turísticos como Garamondo, Villa Pica, Cap Em e Umbra. O mais absurdo é que eles afirmavam que a ilha se movimentava pelos oceanos. Teria surgido próximo ao Brasil no Atlântico e já havia chegado ao Índico.
14-Em 1º de abril de 2008, o alvo preferido da mídia inglesa foi o presidente da França, NICOLAS SARKOZY. O tablóide THE SUN anunciou que Sarkozy iria fazer uma cirurgia para esticar os ossos e ficar mais alto do que sua mulher, Carla Bruni. Aliás, a primeira-dama, segundo o THE GUARDIAN, foi convidada pelo premiê britânico, Gordon Brown, a dar aulas de moda e etiqueta para os ingleses.
15-Na linha do jornalismo científico, a rede de TV BBC mostrou pingüins voadores que saíram das Malvinas em direção à floresta amazônico, fugindo do frio. Não dá para acreditar...
16-MENTIRINHAS CORRIQUEIRAS:
* Culpo o tráfego pelo meu atraso.
* Obrigado pelo presente, era exatamente,
o que eu estava precisando!
* Somos apenas bons amigos.
* Estou sem troco, leve uma balinha.
* Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
* Puxa, como você emagreceu!
* Eu não soube do falecimento,
estava viajando...
* Essa roupa é a sua cara!
* Não vou contar pra ninguém!
* Eu não pude evitar.
* Que pena! Passei batido no seu aniversário!
* Queira desculpar-me, já tenho outro compromisso.
* Para atender o telefonema recebido, diz:
“Ele/Ela não está, quer deixar recado?
* Não conhecia! Não tinha visto, ainda....
*Não conhecia esta piada...

Nota:
Pregar mentiras nesse dia PRIMEIRO DE ABRIL é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

---***---

Nenhum comentário: